O que são Fusões e Aquisições (M&A)?
Fusões e aquisições (M&A, do inglês Mergers and Acquisitions) é um termo genérico que se refere à consolidação de empresas ou ativos. Existem diversos tipos de transações classificadas dentro da noção de M&A, as principais são justamente as fusões e aquisições clássicas, como vemos a seguir:
- Uma fusão significa a combinação de duas empresas de maneira a formar uma nova empresa
- Uma aquisição é a compra de uma empresa por outra, sem a formação de uma nova empresa
O termo “M&A” também se refere ao departamento de instituições financeiras que lida com fusões e aquisições.
Compreendendo Fusão e Aquisição (M&A)
A atividade de M&A pode incluir diferentes tipos de transações, como fusões, aquisições, consolidações, ofertas públicas, compra de ativos e aquisições dos gestores (management acquisition). Em todos os casos, duas empresas estão envolvidas, onde uma empresa compradora faz uma oferta para comprar a outra empresa em sua integralidade ou um parte dela (ou de seus ativos).
Fusão
Numa fusão, os diretores de duas empresas aprovam a combinação e buscam pela aprovação dos acionistas. Depois da fusão, a empresa adquirida deixa de existir e se torna parte da empresa compradora. Um bom exemplo de fusão foi o negócio entre a Compaq e a Digital Computers em 2007, onde a Compaq absorveu a outra empresa.
Aquisição
Em uma aquisição, a empresa compradora obtém a participação majoritária na(s) empresa(s) adquirida(s), sem mudar seu nome ou estrutura legal. Um exemplo deste tipo de transação foi a aquisição da John Hancock Financial Services pela Manulife Financial Corporation em 2004, onde ambas as empresas preservaram seus nomes e estruturas organizacionais.
Consolidação
Uma consolidação cria uma nova empresa. Acionistas de ambas as empresas devem aprovar a consolidação e, subsequentemente à aprovação, receber ações ordinárias da nova empresa. Por exemplo, em 1998 a Citicorp e o Traveler’s Insurance Group anunciaram uma consolidação, que acabou resultando no Citigroup.
Oferta pública
Numa oferta pública, uma empresa oferece para comprar as ações em circulação de outra empresa à um preço específico. A empresa compradora comunica a oferta diretamente aos acionistas da outra empresa, sem passar pela administração ou diretores da empresa. Enquanto a empresa compradora irá continuar existindo, se houverem acionistas dissidentes da ideia, a maior parte das ofertas públicas acabam virando fusões. Um exemplo é quando a Johnson & Johnson fez uma oferta pública em 2008 e adquiriu a Omrix Biopharmaceuticals por USD 438 milhões.
Compra de ativos
Numa compra de ativos, uma empresa compra os ativos de outra empresa, não necessariamente as ações. A empresa dona dos ativos deve ter aprovação de seus acionistas. Geralmente, a empresa vendedora é liquidada ao final da transferência dos ativos para a empresa compradora. A compra de ativos é muito comum em processos falimentares, onde os ativos são leiloados e a empresa deixa de existir.
Aquisição dos Gestores (Management Acquisition)
Em casos de management acquisition, os gestores de uma empresa compram o controle acionário de uma empresa e, se a empresa for listada em bolsa de valores, fecham o seu capital. Este tipo de transação de M&A é geralmente financiada desproporcionalmente com dívida e a maioria dos acionistas devem aprovar. Em 2013 a Dell Corporation anunciou que foi adquirida por seu CEO e fundador, Michael Dell. Este é um exemplo de aquisição pela gestão da empresa.