Bancos: Qual a hora certa de abordar um cliente? Como acertar o timing?
Se você trabalha com comercial B2B, já deve ter se deparado com a situação de ter oferecido um produto para um cliente e ele não ter se interessado, mas depois de um tempo acabou comprando do concorrente. Por que será que isso aconteceu? Provavelmente você não sabia a hora certa de abordar o seu cliente. E a outra empresa sim. Então: Qual a hora certa de abordar um cliente?
O Klooks te ajuda a oferecer água bem na hora em que seu cliente está com sede.
Gatilhos para entender qual a hora certa de abordar um cliente
Cada tipo de negócio tem um “gatilho” que o torna mais suscetível a comprar os seus produtos. Alguns exemplos de qual a hora certa de abordar um cliente:
- Se a demanda do cliente aumenta ele se torna bastante suscetível a contratar serviços de dívida para financiá-los. Saber quando o cliente ganha novos contratos é altamente relevante para acertar o timing da abordagem.
- Se um potencial cliente acabou de ganhar um benefício fiscal, significa que ele provavelmente irá aumentar margens e terá mais geração de caixa, este timing é ideal e ajuda na argumentação para concessão de crédito.
- Se uma empresa toma uma dívida relevante (que é detectada em atas de assembleia), ela pode estar reduzindo o seu custo de dívida. Isso pode abrir espaço para novos empréstimos dentro do fluxo de caixa da empresa.
- Se uma empresa acabou de ser comprada, a empresa compradora provavelmente vai estar suscetível a adquirir serviços de dívida (pois vai estar realizando dispêndios relevantes). A empresa que foi comprada, se recebeu dinheiro como aumento de capital, tem grande chance de estar aumentando a capacidade de produção. Dessa forma, estará muito suscetível a comprar máquinas, equipamentos e insumos. Mesmo com dinheiro em caixa, muitas vezes a empresa opta por financiar o imobilizado devido aos baixos custos e aí pode conjecturar-se uma oportunidade interessante.
Como saber quando estes eventos acontecem?
É aí que entra a Klooks. Realizamos um monitoramento de perto em seus clientes e lhe avisamos quando fatos relevantes ocorrem, enviando um e-mail sempre que algo for identificado. Clique nos links abaixo para ver exemplos!
- Novos contratos com o governo
- Atas de registros de preços (indicando que a empresa precisará mais passar por licitação para vender para o governo)
- Fusões e aquisições
- Aumentos de capital
- Processos judiciais relevantes
- Benefícios fiscais concedidos a empresas
- Dívidas relevantes
- Entre outros
Gostou? Faça um teste grátis da plataforma Klooks se cadastrando aqui.
Trocando um pouco de assunto agora: Você sabe qual o tipo de cliente mais suscetível a comprar os seus produtos/serviços? Descubra através de perfil financeiro dos seus clientes. Para mais informações, é só clicar aqui!