Um dos maiores desafios dos escritórios de M&A é conseguir converter clientes de maneira rápida e eficiente. Isso passa por encontrar os players certos e que estejam num momento de M&A, mostrar que conhece a fundo do setor dele e tem capacidade de ajudar, encontrar os melhores buyers, construir um memorando muito embasado, repleto de análises de benchmarks e conseguir sustentar um bom valuation.
Conseguir fazer esta engrenagem girar de maneira recorrente e processualizada aumenta a conversão de negócios e traz grandes benefícios para o escritório. A Klooks atua diretamente neste problema: é uma plataforma desenhada para multiplicar a conversão de escritórios de M&A.
Com uma base de dados de mais de 16.000 empresas brasileiras e uma plataforma que permite pesquisas segmentadas por parâmetros financeiros, análises setoriais automáticas e busca de benchmarks, ela se encaixa em praticamente todas as etapas que levam à conversão (neste vídeo você consegue ver um pouco mais a plataforma em funcionamento)
Identificando players com perfil para M&A
Empresas em momento de um M&A possuem características financeiras claras. As vezes possuem um alto EBITDA e uma dívida cara, sendo um prato cheio para um parceiro financeiro. Outras vezes podem estar em crescimento acentuado mas com necessidades de caixa para continuar o crescimento. Em outras ocasiões, podem ser empresas já consolidadas buscando simplesmente um way-out. Mas como encontrá-las? A plataforma Klooks te ajuda a fazer isso com poucos cliques. Abaixo alguns posts que detalham mais estes casos:
- Qual a hora certa de vender uma empresa?
- Encontrando empresas com EBITDA alto e dívida cara
- Encontrando empresas com potencial de melhoria operacional
Se preparando para prospectar o player
M&A é uma atividade que envolve confiança. Se você consegue passar confiança e mostrar que você entende a empresa e o setor do cliente é meio caminho para conseguir um novo mandato. No entanto, para conseguir causar este efeito é necessário ter tanto informações do potencial cliente, de seu setor como um todo e também dos principais players do mercado. Assim você consegue estruturar um pitch de venda altamente assertivo para causar uma excelente impressão quando chegar em uma reunião.
Encontrando buyers
Depois de conseguir identificar um potencial novo cliente, causar uma boa impressão em reunião e conseguir pegar o seu mandato, é hora de encontrar buyers para o negócio. Assim como os sellers, os buyers também apresentam características financeiras marcantes. São empresas de porte maior e com uma situação de liquidez privilegiada, que permitem investimentos e/ou utilização de ativos para alavancagem de uma aquisição. Abaixo alguns posts que mostram como identificar um buyer:
- Como encontrar empresas com perfil de consolidação de mercado
- Os 5 tipos de estratégias de M&A bem sucedidas
Desenvolvendo um Memorando de Informações matador
Como já diz o nome, o Memorando de Informações necessita de informações. Informações sobre a empresa, sobre os sócios e principalmente, sobre o mercado e pares de mercado. Uma das maiores dificuldades quando se montando um Memorando é justamente encontrar informações sobre os pares de mercado da empresa e sustentar o maior valuation possível. Sem uma plataforma de dados, isso se torna uma tarefa hercúlea e na grande maioria das vezes falha. Só valor que uma plataforma pode agregar para a sustentação de um valuation já compensa seu custo infinitas vezes.
Abaixo você consegue ver um vídeo bem curtinho da plataforma Klooks funcionando.