Fortunas vindas do agronegócio são impulsionadas pela soja

De tempos em tempos trazemos análises cruzando notícias contemporâneas com o mundo de gestão de patrimônio e investimentos. Nossa intenção é, além de proporcionar conteúdos interessantes, mostrar como nossos serviços podem trazer eficiência para bancos, corretoras, agentes autônomos, entre outros.

Tenho interesse nos serviços Klooks

O cenário econômico brasileiro na última década foi muito turbulento, primeiro a crise do petrolão, depois o agravo econômico do final da era PT e agora a crise da pandemia. Mas um segmento em específico seguiu sendo o motor da economia e da geração de fortunas em todos os episódios: o agro.

Como as commodities são precificadas em dólar e a demanda é globalizada, o segmento fica menos exposto aos riscos internos do país e consequentemente lida melhor com estes solavancos. Neste ano, apesar da crise, o setor agro seguiu performando de forma consistente. Mesmo com a seca, safra da soja pode ser recorde neste ano, Kepler Weber (um bom termômetro do setor agrícola) teve aumento de 44% nos lucros, exportação agro batendo recordes, entre outros fatos relevantes.

Usando nossas ferramentas de inteligência baseadas em dados abertos, nós da Klooks realizamos um estudo nos grandes empresários do setor para tentar identificar onde estão as grandes fortunas, o que plantam/criam e qual o tamanho do mercado de HNWIs-agro por região. Pra quem não sabe, nós temos um score patrimonial de empresas que derivamos para os sócios da mesma usando informações amplamente públicas. Estas pessoas invariavelmente acabam sendo “HNWIs” relevantes.

Nós temos mapeadas 1568 pessoas como HNWIs do agro. Destas, estimamos que aproximadamente 350 tenham holdings patrimoniais (atualmente conseguimos ter certeza em 195 pessoas, mas o número é maior).

Abaixo disponibilizamos um relatório dinâmico com um mapa do HNWI agro brasileiro, para melhor visualização você também pode clicar aqui. A lista está anônima mas se você for vinculado a alguma instituição financeira pode adquirir os leads falando conosco neste link.

 

Destaque para o Sudeste com 35% do total, seguido pelo Centro Oeste com 27% do total e Sul com 24%.

Ranking de estados com fortunas no agro

  • SP: 394 pessoas
  • RS: 197 pessoas
  • MT: 166 pessoas
  • GO: 157 pessoas
  • PR: 142 pessoas
  • MG: 118 pessoas
  • Outros: 394 pessoas

Ranking de cidades com fortunas no agro

  • São Paulo: 78 pessoas (0,64 para cada 100.000 pessoas)
  • Goiânia: 43 pessoas (3,31 para cada 100.000 pessoas)
  • Porto Alegre: 31 pessoas (2,20 para cada 100.000 pessoas)
  • São José do Rio Preto: 24 pessoas (6,44 para cada 100.000 pessoas)
  • Maringá: 21 pessoas (6,14 para cada 100.000 pessoas)
  • Rio Verde: 20 pessoas (8,51 para cada 100.000 pessoas)

Depois vem diversas cidades entre 10 e 20 pessoas (Cuiabá, Londrina, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, etc).

Principais atividades destas pessoas

Sobre a atividade de suas empresas, a principal é o cultivo de soja com 420 pessoas, seguido pela criação de gado com 366, cultivo de cana-de-açúcar com 107, arroz com 48 e depois uma série de outros menores.

Outras pessoas de alto poder aquisitivo

Nesta análise nós focamos no agro, mas neste link tem nossa lista completa. Se você for vinculado a alguma instituição financeira e quiser adquirir os leads é só falar conosco neste link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *