Como encontrar empresas com perfil de consolidação de mercado

Muitas vezes escutamos falar de empresas que se tornaram proeminentes em determinado mercados fragmentados e iniciaram um movimento de consolidação que às tornou muitas vezes maior. Foi assim com a Raia Drogasil no mercado de farmácias, com a BRFoods no mercado de alimentos, com a Ambev no mercado de bebidas e por aí vai.

consolidacao de mercado

Mas como encontrar essas empresas antes que elas se tornem gigantes corporações? Não existe resposta certa, mas o seu perfil financeiro pode dizer muito. Empresas S/A com bons níveis de governança (demonstrativos financeiros auditados e publicações em dia), em mercados fragmentados, com alta liquidez e boas margens geralmente nos fornecem boas pistas a esse tipo de empresa.

 

Utilizando os filtros Klooks para encontrar uma potencial consolidadora de mercado

No exemplo acima, tínhamos a Ambev, uma empresa com boa performance operacional, boa liquidez e um porte relevante para conseguir comprar outras empresas. A Ambev tem todo o perfil de empresa consolidadora. Mas como saber quais outras empresas podem ter este perfil? É muito simples:

a) Entre no Klooks

b) Clique em “Busca Avançada”

c) Vamos precisar de empresas com receitas superiores a R$ 100m (com porte) e liquidez corrente acima de 2,5 (Ativo Circulante de 2,5x o Passivo Circulante, ou seja, estas empresas em 90% dos casos tem performance operacional excelente e como tem porte e dinheiro em caixa, tem vocação para serem consolidadoras).

d) Clique em “Pesquisar”

Bom, eu encontrei 577 empresas com este perfil aqui. Ou seja, com estes parâmetros são pelo menos 577 estratégias de M&A que podem ser executadas! Já dá pra brincar não? 😉

Vou pegar uma empresa de exemplo: Máquinas Agrícolas Jacto S/A. Vi no Klooks que ela tem um caixa de mais de 500 milhões (contando as aplicações financeiras) e suas margens parecem interessantes:

  • Margem EBITDA de 11,2%
  • Margem de Lucro de 7,71%
  • Margem de Custo (Custo/Receita Líquida) de 68%
  • Receitas na casa de R$ 1 bilhão

Agora, preciso checar se esta empresa tem realmente uma boa performance quando comparamos ela com seu setor. Clique aqui para saber como fazer uma análise de benchmarks operacionais utilizando o Klooks.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *