Prospecção de clientes: Quais os benefícios e como ela pode te ajudar?

Na prospecção de clientes, o vendedor busca potenciais consumidores para o seu produto usando diferentes ferramentas. Ligações, indicações, bases de dados e feiras/eventos são alguns dos mais comuns (e o serviço Encontre_Clientes da Klooks é perfeito nesse quesito – Analistas de inteligência de mercado traçam o perfil de seus clientes e te entregam listas de prospecção comercial prontinhas para serem utilizadas). Mas quais os benefícios desta atividade? Será que ela é realmente necessária ou simplesmente manter os seus clientes é a melhor estratégia?

Quais os benefícios da prospecção de clientes?

Prospecção comercial é imprescindível para o crescimento
Inexoravelmente clientes serão perdidos: a prospecção é uma necessidade para que vendedores e empresas retenham consumidores e cresçam.

 

Prospecção de clientes = Mais Clientes

Quando a prospecção funciona, você atrai mais consumidores em potencial que se convertem em compradores. (E aí a importância de ter listas de prospecção super otimizadas). O vendedor típico perde entre 15 e 20% de sua carteira de clientes todo ano devido a fatores diversos, o que torna a prospecção não só importante mas essencial. Se você não prospectar com qualidade, sua base inteira de consumidores praticamente desaparece em alguns anos.

Ter mais clientes aumenta o seu pool de vendas e permite que seus vendedores se mantenham constantemente produzindo. Além disso, se você tem muitos clientes, perder um deles não causa um impacto tão grande quanto em casos de vendas concentradas. Uma prospecção eficiente reduz imensamente o risco dos negócios.

Mais Receitas

Mais clientes também levam a mais receita. Cada prospect novo que sua equipe de vendas encontra e converte aumenta a produtividade comercial. Isso é o que ajuda empresas a crescer ao longo do tempo. Este crescimento reduz os riscos do aumento de custos ocasionados pela inflação. Adicionalmente, quando executivos comerciais aumentam sua performance e a empresa gera mais receitas, todos ganham. O vendedor geralmente ganha mais comissão e o negócio tem a chance de aumentar os lucros.

Qualificação

Qualificar potenciais clientes é parte do processo de prospecção comercial. E ter uma lista otimizada é parte inerente deste trabalho. Ao entrar em contato com o cliente, o uso de perguntas básicas ou critérios de qualificação para identificar de antemão os prospects de maior potencial é muito importante. Ao encontrar o nível de necessidade, motivação de compras e capacidade financeira dos suas alvos, a equipe de vendas pode aumentar a sua eficiência e ir atrás dos melhores prospects que estão interessados em consumir. Reduzir ciclos de vendas ao contatar os prospects de maior potencial também permitem que vendedores tenham um network mais qualificado ao longo do tempo.

Coletando informações e melhorando a segmentação de mercado

Encontrar prospects nem sempre significa vendas imediatas. Em alguns casos, vendedores usam os primeiros contatos com prospects para coletar informações e pesquisar o mercado. Emails diretos e pesquisas online, por exemplo, são ferramentas que vendedores usam para descobrir porque consumidores compram certos produtos,quais as características mais importantes em produtos e outras informações que podem ajudar a vender melhor. Este tipo de informação contribui diretamente para os parâmetros de segmentação de mercado e contribuem para o desenvolvimento de listas de prospecção cada vez mais eficientes, gerando um ciclo virtuoso que, além de tudo, ajuda a desenvolver melhores estratégias e táticas de vendas que podem ser aplicadas inclusive no longo prazo.

Saiba mais:

Como encontrar clientes através de segmentação financeira

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