Análise de benchmarks: imprescindível no planejamento de empresas

Áreas de planejamento constantemente precisam de informações de benchmarks de seu setor. É normal se deparar com questionamentos como:

  • Como nossos concorrentes estão se comportando?
  • Qual o crescimento que podemos esperar de nossa equipe comercial?
  • Algum concorrente tem margens melhores do que as nossas? O que eles estão fazendo?
  • Quais taxas de juros nossos pares de mercado estão pagando? Será que não conseguimos melhorar?
  • Nossa necessidade de capital de giro é muito alta, será que nossos concorrentes conseguiram mitigar isso de alguma maneira?

Conseguir responder a essas perguntas de maneira estruturada pode trazer clareza na tomada de decisão e melhoras relevantes de resultado.

analise de benchmarks

Um caso prático dos benefícios da análise de benchmarks

Há algum tempo atrás um cliente me perguntou “Será que temos como melhorar nossa margem bruta? Será que nosso custo está adequado?”. Geralmente são dúvidas muito difíceis de serem respondidas devido a falta de acesso fácil a dados financeiros de qualidade.

Utilizando a ferramenta da Klooks rapidamente analisamos as margens dos concorrentes e notamos que os custos dele estavam 4% acima da mediana do setor. Mas mais interessante do que isso, vimos que um concorrente conseguia praticar uma margem bruta 20% superior. “O que será que essa empresa está fazendo?” ele me perguntava.

O simples fato de contar com este tipo de informação de uma maneira fácil de acessar desencadeou um movimento interno para entender porque os custos estavam acima da média e também em uma pesquisa sobre as praticas daquele benchmark.

No final das contas a empresa foi capaz de entender seus benchmarks e as razões do descasamento de margens. Tomou decisões altamente embasadas e em seis meses a sua margem bruta já tinha aumentado 15%. Neste link você consegue ver um caso de uso muito interessante: relatório de potencial de melhoria baseado em benchmarks financeiros.

 

Qual a meta de crescimento?

É natural que dentro de empresas ocorram disputas internas entre áreas financeiras e comerciais em relação às metas de vendas. Mas como conseguir embasar um argumento contra a área de vendas que detém todo o conhecimento do mercado? Geralmente CFOs e áreas de planejamento se apoiam em toda informação de mercado disponível, mas tem uma que é muito difícil de conseguir: o crescimento dos concorrentes. E este é um argumento muito forte que faz a área financeira ter uma excelente noção do comportamento do mercado e ter mais embasamento para cobrar resultados comerciais.

O benefício da análise de benchmarks, de maneira fácil e rápida pode representar inclusive alguns pontos percentuais de crescimento. Imagina o ROI!

A ferramenta da Klooks é justamente moldada para te trazer a informação financeira de mercado mais assertiva e da maneira mais rápida e prática. O ROI de ter a ferramenta incorporada neste tipo de processo é muito alto.

Mais informações sobre a ferramenta e sobre os dados que estão incorporados nela você consegue ver neste link: dados financeiros Klooks

Caso tenha interesse em multiplicar a eficiência das suas análises SWOT, dê uma olhada aqui: matriz SWOT utilizando análise financeira

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