Utilizando a plataforma Klooks em empresas de consultoria
Klooks é uma ferramenta de análises empresariais e setoriais que conta com informações financeiras de mais de 17.000 empresas brasileiras, catalogadas e categorizadas por setor, região, perfil financeiro, entre outros. É a ferramenta ideal para atividades como criação de listas de prospecção, análises setoriais, pré-diagnósticos de empresas baseado em suas informações financeiras e também para monitoramento de ambiente competitivo. Neste post vamos concentrar os benefícios do Klooks para empresas de consultoria.
Entendemos que o Klooks pode auxiliar as empresas de consultoria nas seguintes atividades:
- Criação de listas de prospecção altamente segmentadas
- Pré-diagnóstico: identificar problemas de gestão antes de fazer uma ligação ou de marcar uma visita (e potencializar muito o contato!)
- Direcionamento de esforços comerciais: Para onde ir? Qual setor focar?
- Monitoramento do ambiente competitivo de seus clientes
Criação de listas de prospecção altamente segmentadas e direcionadas para ajudar empresas de consultoria a vender mais
“Altamente segmentadas” pode ser um termo um pouco genérico, por isso separamos alguns exemplos de como criar listas seguindo diferentes critérios. Dependendo do tipo de serviço que você presta, um parâmetro financeiro diferente deverá nortear a sua busca.
Por exemplo:
- Se você é uma consultoria de gestão (estratégica ou operacional), busque por empresas com margens de custo altas e margens EBITDA baixas em comparação com as médias de seus setores
- Se você é uma consultoria comercial ou de marketing, busque por empresas que tem crescimento muito inferior à média de seu mercado e, de preferência, que tenham dinheiro em caixa (liquidez corrente acima de 2)
- Se você trabalha com recuperações judiciais, busque por empresas com Patrimônio Líquido negativo ou liquidez corrente e margem de lucro abaixo de zero.
Se quiser saber mais como sobre como potencializar o trabalho de sua equipe comercial através de prospecção baseada em dados financeiros, é só clicar aqui.
Abaixo alguns exemplos – é só clicar nos links para saber mais 😉
- Como criar listas de um determinado setor
- Usando parâmetros financeiros para encontrar empresas: como encontrar somente empresas que estão bem financeiramente
- Usando parâmetros financeiros para encontrar empresas: como encontrar empresas com baixo endividamento
Quando você conseguir entender qual o perfil financeiro do seu cliente ideal e aplicar os dados Klooks em seu processo, a eficiência de sua equipe comercial vai melhorar muito. Se quiser potencializar ainda mais a sua equipe de vendas, combine a prospecção baseada em critérios financeiros com o timing perfeito de abordagem de cliente, descrito neste post.
Pré-diagnóstico: identificar problemas de gestão antes de fazer uma ligação ou de marcar uma visita (e potencializar muito o seu contato!)
Você já imaginou poder entrar em contato com uma empresa já sabendo onde é que “aperta o sapato” dela? Os pré-diagnósticos a partir das informações financeiras conseguem ajudar a direcionar os seus esforços e te levam direto onde a empresa tem mais potencial de melhoria.
Com o pré-diagnósticos bem executados você sabe de antemão se o problema dela está no custo de fabricação, nas despesas operacionais, no marketing/vendas ou na despesa financeira. Clique aqui para saber mais sobre como realizar pré-diagnósticos operacionais.
Dica: Tome cuidado em abordar este assunto com o cliente, pense bem em quais palavras irá usar para não parecer invasivo e nem agressivo.
Direcionamento de esforços comerciais: Para onde ir? Qual setor focar?
A plataforma Klooks é uma solução extremamente eficiente para realização de estudos setoriais e identificação de setores em crescimento e bem financeiramente. Para montar uma comparação de setores, dê uma olhada neste post que fala sobre como fazer uma análise setorial usando o Klooks. Para saber qual o setor e/ou região será mais frutífero e onde você deve concentrar os seus esforços depende muito do tipo de serviço que você presta, por exemplo:
- Se você trabalha com recuperação judicial ou turn-arounds, setores mais endividados, menos líquidos e com margens mais apertadas serão mais interessantes. Filtrar por empresas com Patrimônio Líquido negativo também ajuda.
- Se você trabalha com melhoria operacional/otimização de custos, empresas com margens mais apertadas verão o seu serviço com mais valor agregado.
- Se você trabalha com assessoria financeira, o ideal para você são empresas com alta margem EBITDA e alto endividamento (Passivo sobre EBITDA alto e liquidez corrente baixa), uma vez que elas representam oportunidades de redução de despesas financeiras.
Enfim, apesar de variar muito o conceito de “qual o melhor setor para se focar”, acreditamos que esta discussão sempre irá variar em cima dos seguintes indicadores (mais pra cima ou mais pra baixo, dependendo da sua atividade):
- Crescimento da receita
- Liquidez corrente
- Margem EBITDA
- Passivo sobre EBITDA
Monitoramento de ambiente competitivo – agregue valor ao seu serviço monitorando os concorrentes dos seus clientes
Além de ajudar em diversas atividades de consultoria, o Klooks também lhe traz a possibilidade de prestar um novo serviço aos seus clientes: monitoramento de ambiente competitivo. Sempre que ocorrer um fato relevante relacionado ao seus clientes ou aos seus concorrentes, a plataforma Klooks lhe envia um e-mail avisando do fato. Isto inclui, além de monitoramento de publicações financeiras, novos contratos com o governo, licenças, permissões, novos diretores, aquisições, operações de dívida relevantes, entre outros. Pergunte ao seu consultor Klooks como utilizar este recurso!
Gostou? Faz um teste grátis do Klooks então pra experimentar ? É só clicar aqui.