Fundos de Private Equity: O que são?
O fundo de private equity é um investimento que, como qualquer fundo de investimento, capta dinheiro de investidores para fazer investimentos com esse dinheiro. E, geralmente, cobra uma taxa de administração do dinheiro mais uma taxa de performance caso o fundo venha a ter bons rendimentos.
Fundos de Private Equity são usuais?
Esse é um tipo de fundo de investimento não tão usual. Ele não compra necessariamente ações na bolsa, ou letras do tesouro, ou CDB ou CDI. Este tipo de fundo compra participações de empresas e vende depois de algum tempo, de preferência com lucro. Este tipo de fundo costuma participar ativamente da administração das empresas. Afinal, seu objetivo é fazer elas valerem mais e em geral estes fundos tem experiência em como fazer isso.
A grosso modo, o fundo de private equity procura empresas que se encaixem em sua estratégia (que ele acredite que pode lucrar com elas vendendo no futuro por um preço maior que pagou). Investe nelas, desenvolve elas e, no momento certo, tenta vender sua participação com lucro.
Claro que não é tão fácil assim e a maioria dos investimentos dos fundos de private equity não dão certo. Porém, aqueles investimentos que dão certo costumam compensar com folga a perda. O fundo de private equity é um fundo de alto risco, exposto a uma imensidão de variáveis que você não está exposto ao investir em produtos mais estruturados e regulados. Mas quem não arrisca não petisca, não é? Justamente por ser mais arriscado, os retornos deste tipo de fundo podem ser bem maiores que investimentos tradicionais.
O veículo legal utilizado no Brasil para este tipo de fundo é o FIP (Fundo de Investimento em Participações).