Identifique oportunidades tributárias e jurídicas a partir da análise dos balanços de empresas

Todos os dias milhares de balanços são publicados na web em milhares de fontes diferentes. São informações relevantes que mostram detalhes operacionais e ajudam muito a identificar empresas com potenciais oportunidades tributárias e jurídicas.

Como é muita informação em muitas fontes diferentes, o ideal é ter uma ferramenta como a Klooks, que é um grande agregador e tabulador de balanços. Mas se você preferir pode ir “no peito e na raça” também, só que vai ser impossível ter o volume de informações que uma ferramenta como a Klooks tem, que conta com quase 40 mil demonstrações financeiras tanto de S/As quanto de limitadas de uma infinidade de fontes públicas que você nem imagina.

Primeiro passo: filtrar empresas com potencial de oportunidade

Como tudo na vida, primeiro temos que separar o joio do trigo. Na plataforma Klooks podemos filtrar empresas por diversos parâmetros como:

CNAE ou grupo de CNAEs (código de atividade econômica)

– Estado/Cidade

– CNPJ / Razão Social

– Faturamento (real e verdadeiro, e não estimado ou presumido)

– Parâmetros financeiros (lucro, EBITDA, crescimento, margem bruta, custos, patrimônio líquido, entre outros)

– Palavras-chave dentro do pdf de balanço (por exemplo: impostos a recuperar, precatórios, INSS, REFIS, lei do bem, ISSQN, ICMS, tributos, depósitos judiciais, instrumentos financeiros, derivativos, ativo biológico, entre outros) *

Os critérios para encontrar as empresas com oportunidades tributárias e jurídicas vão depender do trabalho que você pretende fazer e das teses que pretende aplicar. A Klooks te ajuda a entender as teses e desenvolver os filtros perfeitos para você.

Abaixo alguns exemplos de filtragem que podem ajudar a encontrar oportunidades tributárias e jurídicas:

Empresas com mais de 20 milhões de receita líquida: 10.150

Empresas com mais de 20 milhões de EBITDA: 4.306

Empresas com mais de 50 milhões de faturamento e mais de 10 milhões de lucro: 3.323

Empresas do Ceará com “REFIS” ou “Parcelamento de impostos” escrito em alguma parte do balanço e mais de 10 milhões de faturamento: 21

Empresas da Bahia com mais de 50 milhões de PL, com lucro e com depósitos judiciais no ativo: 32

Empresas em recuperação judicial com lucro: 65

Empresas em recuperação judicial com lucro e com crescimento: 31

* Não é um “filtro nativo” da nossa ferramenta, mas dentro de uma segmentação conseguimos entregar uma listagem de CNPJs de um dia para o outro

 

Segundo passo: Aprofundamento nas empresas e identificação de oportunidades tributárias e jurídicas

Nossos filtros são a melhor ferramenta existente hoje para afunilar este tipo de oportunidade, no entanto cabe a você analisar os leads e encontrar as sinergias. Utilizando uma análise de balanços combinada com consulta a sites de tribunais e nas próprias receita federal e estadual você consegue se aprofundar na situação jurídico-tributária das empresas. Abaixo algumas oportunidades que podem ser encontradas nos balanços:

Lei do bem e incentivos

A lei do bem propicia a redução de impostos para empresas do lucro real através de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Muitas organizações apresentam oportunidades nesta frente mas muito poucas efetivamente utilizam. Abaixo indicativos que contribuem para identificação de oportunidades tributárias e jurídicas relacionadas a Lei do Bem:

  • Indústrias e empresas de tecnologia (filtrável diretamente na plataforma Klooks)
  • Lucro real (fácil de identificar na plataforma Klooks)
  • Gerando lucro e pagando imposto de renda (filtrável diretamente na plataforma Klooks)
  • Empresas familiares (fácil de identificar na plataforma Klooks)

Como você pode ver, na plataforma Klooks fica muito fácil filtrar este tipo de empresa, se você é cliente, pode utilizar este link que preparamos uma lista de 1500 empresas com altíssimo potencial (se você não é cliente vai ver só uma “página estanque”). São indústrias e empresas de base tecnológica com mais que 1 milhão de lucro anual. Se quiser subir ou descer a régua, pode brincar com os filtros para achar os seus targets ideais.

No caso abaixo, identificamos uma empresa familiar com faturamento na casa dos 100 milhões/ano, com lucro de 8 milhões, que já se beneficia da lei do bem mas, na nossa leitura, ainda de forma tímida. Se você é cliente Klooks, pode conferir o balanço completo neste link.

beneficios tributarios oportunidades tributarias nos balancos

Neste outro caso abaixo, uma indústria familiar no setor de saúde com faturamento na casa dos 80 milhões / ano, com lucro de 1.6 milhões.

lei do bem oportunidades tributarias

Se você for cliente Klooks, pode ver qual a empresa neste link.

Assim como suscetíveis a Lei do Bem, estas empresas também tem muito potencial de participação de Editais do governo de captação de recursos e projetos com a FINEP.

Impostos a recuperar no Ativo

Este indicador significa que existem oportunidades tributárias na empresa. Também chamado de créditos tributários, tributos a recuperar ou créditos de impostos, esta rubrica demonstra quanto que a empresa tem de “dinheiro parado” nas mãos do governo que pode ser recuperado por meio de ações administrativas ou judiciais. No exemplo abaixo, separamos uma empresa com faturamento de 200 milhões/ano e 13 milhões de impostos a recuperar. Note que houve um aumento de 3 milhões de um ano para o outro, reforçando o potencial tributário da empresa.

oportunidades tributárias

Se você é cliente Klooks e quer ver o balanço na íntegra, é só clicar aqui.

Muitas vezes o detalhamento dos impostos a recuperar está disponível nas notas explicativas dos balanços. Abaixo exemplo de detalhamento de outra empresa, desta vez com 65 milhões de impostos a recuperar / créditos tributários.

impostos a recuperar

Se você for cliente Klooks, pode conferir o balanço na íntegra neste link.

Crescimento de impostos diferidos no Passivo

Esta empresa abaixo fatura R$ 125 milhões/ano mas tem R$ 61 milhões de Impostos Diferidos no Passivo. E eles aumentaram mais de 5 milhões de um ano para o outro.

diferimento de impostos balanco patrimonial analise financeira oportunidades tributarias

Ok, são impostos que ela invariavelmente terá que arcar. No entanto esse crescimento de 10% de um ano para o outro é extremamente relevante. Demonstra um forte potencial de trabalhos tributários para evitar essa escalada.

 

Depósitos Judiciais no Ativo

Depósitos judiciais são garantias de processos que estão em curso. Muitas empresas tem depósitos “esquecidos” e quanto maior esse indicador mais provável que isso esteja acontecendo. Além disso, os depósitos judiciais em alguns casos podem ser substituídos por alguma garantia ou um seguro garantia. Este último vai funcionar melhor em empresas com boas condições financeiras, as quais também conseguimos identificar pelo balanço).

Abaixo o exemplo de uma empresa com 125 milhões de receita líquida e 7 milhões de depósitos judiciais.

 

Passivos trabalhistas

Empresas com um alto grau de passivos trabalhistas em relação ao seu segmento tem alta probabilidade de ter oportunidades jurídicas escondidas em seus balanços. Abaixo o exemplo de uma empresa do setor de transportes especiais com 12 milhões de encargos e provisões trabalhistas.

oportunidades tributarias e juridicas balancos

Abaixo o detalhamento nas notas explicativas

Se você for cliente Klooks, pode conferir o balanço neste link.

Terceiro passo: Fazer apresentações matadoras demonstrando as oportunidades tributárias e jurídicas encontradas na análise dos balanços e demonstrações financeiras

Quando visitamos um cliente é normal apresentarmos nossa visão sobre a empresa dele e seu mercado. Principalmente para quem trabalha com consultoria, esse esforço inicial é muito compensando pela percepção de conhecimento, confiança e qualidade que você gera. Mostrar para o cliente que você conhece a fundo a empresa dele, o mercado e os concorrentes é um dos maiores diferenciais que você pode ter.

No entanto, é natural ter dificuldade para gerar estudos de mercado. Eles tendem a ser muito customizados uma vez que cada cliente apresenta uma realidade diferente. Encontrar balanços do cliente, de dezenas ou centenas de concorrentes e ainda planilha tudo é inviável. A boa notícia é que a Klooks é uma ferramenta que viabilize que você customize em massa suas análises e cause essa impressão de conhecimento e profundidade para diversos clientes.

Neste link você consegue consultar um template de apresentação utilizando dados Klooks que você consegue adaptar para seu cliente com 20 minutos de trabalho no máximo. Neste outro link outro template, um pouco mais voltado para consultoria tributária (e se você é consultor tributário não se esqueça de incluir as análises de tribunais e receita federal).

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *