Qual a hora certa de abordar um cliente? Como acertar o timing? Klooks identifica isso para você
Se você trabalha com vendas B2B (para empresas, não para pessoas físicas), já deve ter se deparado com a situação de ter oferecido um produto para um cliente e ele não ter se interessado, mas depois de um tempo acabou comprando do concorrente. Por que será que isso aconteceu? Provavelmente você não sabia a hora certa de abordar um cliente.
A Klooks te ajuda a oferecer água bem na hora em que seu cliente está com sede.
Gatilhos para abordar um possível cliente
Cada tipo de negócio tem um “gatilho” que o torna mais suscetível a comprar os seus produtos, como por exemplo:
- Se a demanda do cliente aumenta ele provavelmente vai precisar comprar mais insumos. Saber quando o cliente ganha novos contratos é altamente relevante para acertar o timing da abordagem.
- Se um potencial cliente acabou de ganhar um benefício fiscal, significa que ele provavelmente irá aumentar margens e terá espaço para aumentar produção (caso esteja com a ociosidade baixa), sendo um prospect interessante para um fabricante de máquinas e equipamentos, para quem vende insumos e para empresas de construção (pode significar uma nova planta ou novo escritório no médio prazo).
- Quando uma empresa toma uma dívida relevante, se não for dinheiro para “tapar algum buraco financeiro”, provavelmente será dinheiro para crescer, sendo mais uma vez interessante para vendedores de insumos, máquinas, equipamentos e construção civil.
- Quando o cliente está fechando muitos contratos ele provavelmente vai ficar mais suscetível de contratar serviços de consultorias, auditorias, advogados, etc.
- Se uma empresa acabou de ser comprada, a empresa compradora provavelmente vai estar suscetível a adquirir serviços de dívida (pois vai estar realizando dispêndios relevantes). A empresa que foi comprada, se recebeu dinheiro como aumento de capital, tem grande chance de estar aumentando a capacidade de produção e vai estar muito suscetível a comprar máquinas, equipamentos e insumos.
- Empresas de construção se interessam em saber novas concessões que seus clientes ganharam/adquiriram do governo.
- Corretoras de seguros vendem seguro-garantia quando os seus clientes sofrem processos tributários, ou seguro-licitação quando o cliente ganha uma licitação. Saber exatamente o momento que isso acontece pode agregar muito valor.
- Advogados se interessam em saber quando os potenciais clientes estão sofrendo processos com alto valor de causa.
Como saber qual a hora certa de abordar um cliente?
São várias as variáveis que influenciam. Capacidade financeira, novos contratos, eventos relevantes na vida das empresas. Mas qual seria o seu gatilho? Nós da Klooks podemos te ajudar a identificar ele, mas respondendo as perguntas abaixo você provavelmente já vai tirar conclusões relevantes:
- Novos contratos do seu cliente podem indicar um momento propício para uma venda?
- Algum tipo de processo judicial que ele esteja sofrendo ou sendo autor influencia na sua venda?
- Se ele foi comprado/adquirido, o seu produto/serviço pode ter um potencial maior?
E o mais importante: Como saber quando estes eventos acontecem?
É aí que entra a Klooks. A Klooks realiza um monitoramento de perto em seus clientes e lhe avisa quando fatos relevantes ocorrem, tais como:
- Novos contratos com o governo
- Fusões e aquisições
- Processos judiciais
- Benefícios fiscais concedidos a empresas
- Dívidas relevantes
- Concessões federais e estaduais
- Entre outros
Funciona assim: No momento em que fatos relevantes de seus clientes são identificados você recebe um alerta direto em seu email! Simples assim!
E você sabe qual o tipo de cliente mais suscetível a comprar os seus produtos/serviços? Descubra através de perfil financeiro dos seus clientes. Para mais informações, é só clicar aqui!
Gostou? Faça um teste grátis da plataforma Klooks se cadastrando aqui.